quarta-feira, 17 de novembro de 2010

[TRAD] Review da 1a audiência de terça-feira, 16/11/2010

Hora e data: Terça-feira, 16 de novembro de 2010, 10:00 (Korean Standard Time)

Local: Corte do distrito de Seoul
Advogados: JYJ (firma Sejong), SM (YuChon/JiPyungJiSeong)


Conteúdo do processo:

Título de Contrato
Conteúdo do Contrato
Queixoso
Acusado
Verificação da existência do contrato exclusivo + compensação por danos
Processo verificando a existência do contrato exclusivo e pedindo compensação por danos incorridos até agora
- JYJ deve pagar à SM 2,2 bilhões de Won (3.324.200 reais)
SM
JYJ
Verificação da não-existência do contrato exclusivo
Processo verificando a não-existência do contrato exclusivo
JYJ
a



O novo processo de JYJ começou após sua objeção ao processo movido pela SMEnt.

Título de Contrato
Conteúdo do Contrato
Queixoso
Acusado
Verificação da invalidez do contrato exclusivo
Processo verificando que o contrato exclusivo foi inválido desde o começo, portanto nunca existiu
JYJ
SM


Nota da autora - Antes da review da audiência

- Eu, que escrevi esta review da audiência, sou fã de JYJ. Escrevi esta review na perspectiva de uma fã de JYJ.
- Tudo que tem ocorrido entre JYJ e a SM é devido a um contrato ilegal de 13 anos, exploração injusta da SM por colocar toda a responsabilidade de compensação de danos sobre JYJ se o contrato foi terminado, e distribuição injusta de lucros.
- Apontar a Crebeau Cosmetics como o motivo principal do processo é apenas mais um golpe sujo da SM.
- Originalmente eu não tinha planos de escrever uma review. Eu sempre acreditei e respeitei as decisões feitas pelos membros do JYJ. Porém, a razão pela qual mudei de idéia é porque acredito que isto é o mínimo que posso fazer contra as ações anti-éticas daqueles que controlam a mídia com suas mentiras e máscaras.
- Esta review pode ser repostada apenas em sites que apóiam e acreditam em JYJ.


1. Posição da SM

-> SM foi incapaz de submeter uma parte de sua evidência durante a audiência. Embora eles tenham submetido toda a evidência de antemão, eles tiveram que re-submeter uma parte dos documentos devido a uma mudança no número do código dos documentos. Se a evidência é submetida um dia antes da audiência, é impossível ser entregue ao juiz no dia da audiência. Portanto, SM fez alguns pontos fortes, mas sem evidência.


(1) O cenário do caso

- O problema surgiu quando JYJ submeteu seu embargo formal e deixou TVXQ em julho de 2009. Foi quando o investimento e trabalho da SM começou a ter retorno financeiro (N.T.: lendo nas entrelinhas, foi quando começaram a dar muito lucro à SM. Quando a SM finalmente começou a ter retorno por todo o dinheiro massivamente investido no TVXQ).

- Antes de maio de 2009, JYJ nunca questionou o contrato com a SM.

- SM foi quem se aproximou primeiro de JYJ, em fevereiro de 2009, para melhorar a distribuição de lucro das atividades domésticas e internacionais de JYJ. O trio concordou com todos os pontos apresentados na época.

- JYJ nunca questionou o contrato, a não ser os termos referentes à distribuição de lucro, e nenhum outro artista da SM queixou-se de seus contratos.

- Portanto, a raiz dos problemas são a empresa de cosméticos do JYJ.


(2) O Progresso do Caso

- Os problemas entre a SM e JYJ começaram em maio de 2009.

- Naquela época, JYJ estava participando do Tohoshinnki 4º Live Tour The Secret Code, no Japão. Durante este período, SM recebeu um requerimento da AVEX. O conteúdo dele é:

- Um grande número de relatos foi enviado à AVEX pelos fãs japoneses, dizendo “Foi dito que, se comprar cosméticos da Crebeau, você terá uma chance de conhecer o TVXQ. Também que os pais dos membros do TVXQ estão vendendo os cosméticos da Crebeau nas regiões dos shows”. AVEX mandou um requerimento à SM para verificar estes relatos.

- SM se reuniu com JYJ para verificar a veracidade de tais relatos.

- SM disse aos membros de JYJ que problemas surgiriam se os membros promovessem a companhia com o nome do TVXQ, ao invés de tratá-la como um mero investimento financeiro. Para confirmar que não havia problemas legais, SM pediu que JYJ revelasse os detalhes de seus investimentos, mas JYJ não o fez. Uma deposição foi submetida como evidência.

- JYJ recusou um comercial com uma marca de cosméticos nacional (especulada como MISSHA) e moveram uma ação contra a SM.


(3) Crebeau e JYJ têm uma relação próxima

- 08 de janeiro de 2009 – JYJ compareceu a uma sessão de instruções em investimentos que aconteceu na China.

- Na dita sessão, as pessoas aconselharam JYJ a fazerem investimentos.

- Fãs gravaram o evento e esta evidência em vídeo foi submetida na forma de um CD.

- JYJ eram os CEOs (presidentes) da Crebeau.

- JYJ anunciou aos fãs que estavam envolvidos com a Crebeau.


(4) JYJ moveu uma ação legal contra a SM por causa da companhia de cosméticos

- JYJ tentou explorar a fama de TVXQ para transformar uma marca de cosméticos desconhecida em uma de renome por toda a Ásia. JYJ decidiram que não poderiam tomar parte no negócio da companhia de cosméticos se continuassem sob o contrato exclusivo com a SM. Portanto, eles moveram uma ação, alegando a ilegalidade do contrato exclusivo como razão, para poderem participar da companhia de cosméticos.

- Se a companhia de cosméticos não foi a razão pela qual JYJ submeteu a ação, então por que JYJ não tinham objeções ao contrato até antes de seu envolvimento com a indústria de cosméticos começar?


(5) Mesmo depois que a ação foi movida, SM continuamente tentou mudar as cláusulas do contrato exclusivo com JYJ. Porém, JYJ não aceitou as mudanças propostas.


(6) Problemas sobre o período do contrato exclusivo

- Ambos os lados concordaram no período do contrato por motivos financeiros.

- SM nunca se refreou em dar todo o apoio possível a JYJ durante o período do contrato.

- JYJ devem continuar com o que concordaram em seu contrato.

- Um contrato de longo-período é essencial para estabilidade em atividades internacionais. Quando BoA e SES entraram no mercado japonês, BoA obteve êxito, mas SES não. SES não foi bem sucedido porque não tinham um contrato de longo-período. Portanto, mesmo AVEX pediu por um contrato de longo-período com TVXQ.

- Ainda, um contrato de longo-período é essencial para transpor os limites dos ídolos e transformá-los em artistas. Se um período de contrato é estabelecido em 3 ou 4 anos, a agência não pode evitar de exigir o todo o possível para maximizar seus lucros em um curto período de tempo. Portanto, um contrato de 10 anos ou mais é necessário para o artista aumentar seu valor e trabalhar em mercados maiores.

- SM atualmente apóia trainees com 10 anos de know-how. Para construir e fazer o sistema funcionar, bilhões de won são necessários como o orçamento anual. SM é a única agência com esse sistema.

- SM recebeu o consentimento dos pais de JYJ (N.T.: este argumento provavelmente é para refutar a acusação de JYJ que eles eram menores de idade quando assinaram os contratos, portanto não sabiam direito o que estavam fazendo).

- SM seguiu todas as regras da Fair Trade Commission.


(7) Problemas Sobre a Distribuição dos Lucros

- Na verdade, o sistema de distribuição de lucros está a favor de JYJ.

- Comparado às cláusulas de distribuição de lucro das outras agências, JYJ está recebendo o melhor tratamento de toda a indústria (N.T.: e, sério, eu não duvido nada disso...)

- SM deu a JYJ mais dinheiro do que foi acordado para a distribuição de lucros das vendas de álbuns.

- Há muitas ocasiões onde SM cobriu despesas que deveriam ser pagas por JYJ.
- Como SM é uma companhia registrada, lançou todo o conteúdo de suas finanças e nenhum problema foi encontrado.

- Apesar disto, JYJ alegou que há um problema na distribuição de lucros e SM trabalhou ativamente para reunir todos os dados sobre as contas. Embora SM tenha dado permissão a JYJ para verificarem os registros, JYJ não o fez.

- Ainda, JYJ nunca questionou SM sobre a distribuição de lucros e os ajustes de taxas até moverem a ação.


(8) Problemas Sobre a Suposta Privação de Liberdade de JYJ

- Não houve um único momento em que SM privou JYJ de sua liberdade (N.T.: Não... exceto todos os anos de trabalho quase escravo e terem que fazer o que os agentes mandavam, sem poderem reclamar...).

- Isto pode ser relatado pelos membros da staff que trabalharam com JYJ (N.T.: lógico, a mesma staff que escravizava e maltratava eles)


(9) Os Danos Imensos que os Dois Membros de TVXQ (YunHo e ChangMin) Estão Sofrendo por Causa de JYJ

- JYJ recusou um contrato de comercial para TVXQ com uma marca de cosméticos nacional que oferecia um pagamento de 450 milhões de Won (680.000 reais).

- 1/3 do 3th Asia Tour Mirotic não foi realizado. A evidência disto é o cancelamento do show de Shenzhen.

- Até o final do ano de 2009, JYJ participou de atividades de sua escolha e ignorou as opiniões dos outros dois membros de TVXQ.

- Embora JYJ fez parecer que estavam trabalhando para levar adiante as atividades como TVXQ, isto não é verdade.

- JYJ interferiu nas atividades japonesas dos outros dois membros de TVXQ, requisitando que AVEX encerrasse suas relações comerciais com a SM e assinasse um contrato com a C –JeS.

(N.T.: A SM pode acusar JYJ do que quiser, de estarem sendo gananciosos, de fazerem chantagem, etc... Mas eu DUVIDO muito que em algum momento eles tenham feito algo para prejudicar HoMin)


2. Posição de JYJ

(1) No contrato entre SM e JYJ, há muitas cláusulas injustas e ilegais

- Contrato de longo-período de 13 anos.

- Exploração de autoridade sobre compensação por danos.

- Distribuição injusta de lucros.

- O ponto do processo é fazer todo o contrato com tais cláusulas totalmente inválido.


(2) Houve instâncias anteriores de um contrato ilegal entre uma agência e uma celebridade


(3) Mesmo se o contrato não for cancelado, JYJ não pode ser cobrado por não-cumprimento de suas obrigações. Eles sempre executaram os compromissos que lhes foram dados.


(4) Crebeau não é nada mais do que um investimento

- Não há cláusula alguma no contrato que proíba a celebridade de investir em outros negócios.

- Não há instância alguma onde as atividades de JYJ foram prejudicadas por seu investimento na Crebeau.


3. Sessão de Perguntas e Respostas com o Juiz

(1) Distribuição de Lucros

Juiz: SM deu a JYJ mais dinheiro e melhores condições do que as originalmente declaradas no contrato?

SM: Sim. Na realidade, SM dividiu os lucros com JYJ mais favoravelmente do que o que diz o contrato.

Juiz: Isto implica que SM tem consciência que a cláusula do contrato é imprópria para ser seguida?

SM: Isto não é verdade. Comparadas às cláusulas de outras agências, SM forneceu a JYJ as melhores porcentagens de distribuição de lucro possíveis. Houve circunstâncias onde a SM cobriu despesas que deveriam ter sido pagas por JYJ. Porém, isto não significa que a cláusula da SM é irracional.

Juiz: Temos que saber os detalhes exatos de tais ajustes. Mas, no momento, SM está afirmando que “Embora não tínhamos nada mais para lhes dar, demos-lhes mais do que pretendíamos.”.

SM: Embora o contrato foi redigido com base uma celebridade comum, ele pode ser alterado para se adaptar aos aspectos únicos de cada celebridade. Não estamos dizendo que lhes demos mais dinheiro porque o contrato é injusto.

Juiz: Você não está dizendo que, de acordo com os ajustes de suas contas, você “Deu-lhes mais do que tinham para dar”? É normal não haver dinheiro sobrando para dar a JYJ depois que todo o dinheiro foi dividido?

SM: Isto não é verdade.

Juiz: Então está dizendo que há dinheiro sobrando?

SM: Sim.

(N.T. para o inglês.: O que o juiz está tentando perguntar é, se a SM está pagando por todas essas despesas extras e tal, o que soma uma quantidade tão enorme que não permite que sobre dinheiro, como eles teriam dinheiro extra para dar a JYJ? O dinheiro não conta se SM realmente foi capaz de cobrir todas estas despesas e ainda assim dar mais dinheiro do que deviam para JYJ.)

(N.T.: Explicando o que a tradutora coreano-inglês tentou explicar... SM está “reclamando” que está sendo processada por distribuição injusta de lucros para os membros quando, na verdade, ela lhes pagava mais do que o estipulado em contrato e ainda cobria algumas despesas que os membros deveriam bancar sozinhos. O juiz perguntou se, com isso, não sobrava nenhum dinheiro para pagar mais ainda aos membros, ao que a SM respondeu que sim, sobrava bastante dinheiro ainda. Isto posto, a reclamação da SM foi desconsiderada, já que as despesas extras que cobria não afetava o pagamento dos membros, nem o lucro da empresa ^.~ Já disse que gostei desse juiz?? O modo como ele encurralou a SM foi tão *----*)


(2) Atividades do TVXQ

Juiz: Os dois membros estão realizando atividades como TVXQ?

SM: Na realidade, eles não podem.

Juiz: Mas os dois membros não participaram em atividades internacionais como TVXQ? (referindo-se ao SM Town Live ’10)

SM: Foi sua primeira atividade oficial como TVXQ desde que o caso começou.

Juiz: Os três outros membros mudaram de agência?

JYJ: Não.

SM: Isto é contrário ao que sabemos. C-JeS está atualmente apoiando as atividades de JYJ. Este é um fato bem sabido e aceito na indústria.


(3) Recorrer a testemunhas

Juiz: Há alguma testemunha para esta audiência?

SM:
- Funcionário da SM Kang JungAh: testemunha de que o contrato não é ilegal.
*Kang JungAh é um membro da staff que estava presente quado o contrato entre JYJ e SM foi assinado.

- Chefe do Departamento de Finanças da SM Yoon SungHee: testemunha que a distribuição de lucro é justa.

JYJ: A funcionária Kang JungAh é inadequada para testemunhar. Quando o contrato foi assinado, JYJ eram menores de idade. Estamos pedindo para o contrato ser anulado devido ao conteúdo ilegal, não porque não foi assinado, para começar.
(N.T.: Até onde eu sei, JungAh é um nome de mulher, por isso passei a tradução para o feminino. Mas posso estar errada...)

SM: É importante saber como era a atmosfera da situação e o que foi explicado para JYJ quando o contrato foi assinado.

Juiz: Interrogar a testemunha é necessário para julgar o contexto geral do caso. Portanto Kang JungAh e e Yoon SungHee serão apontados como testemunhas. Há alguma outra testemunha?

SM: Diretora da SM no Japão Nam SoYoung.

Juiz: Como Crebeau e Japão estão ligados?

SM: O problema sobre Crebeau apareceu primeiramente no Japão. Fãs japoneses disseram que JYJ estava promovendo os cosméticos da Crebeau durante a turnê japonesa.
- Diretora da SM no Japão Nam SoYoung: testemunha de que os cosméticos foram vendidos durante a turnê japonesa.

Juiz: SM não já submeteu evidência sobre este problema? Eu por acaso sei que SM fez até cobertura de mídia no caso. E mesmo se a diretora Nam SoYoung testemunhar, ela não é a pessoa que pode apresentar informações exatas sobre o conteúdo dos investimentos de JYJ na Crebeau.

SM: Representante da AVEX (ainda não escolhido): testemunha da importância de um contrato de longo-período.
- A testemunha declarará que, quando AVEX e SM assinaram o contrato juntas pela primeira vez, foi decidido que um contrato de 13 anos eranecessário.
- A testemunha declarará o que JYJ fez, depois da ação, para romper os laços entre SM e AVEX.

JYJ: Por que a SM está tentando falar sobre o que aconteceu após a ação?

SM: O motivo porque SM está falando sobre o que aconteceu após a ação é porque C-JeS tentou romper os laços entre a SM e a AVEX e inflingir danos financeiros.

JYJ: O caso que a SM apresentou deseja verificar a validade do contrato e cobrar JYJ pelo não-cumprimento de suas obrigações. SM também exige compensação por danos de JYJ sobre isso.
- Então, o que exatamente o JYJ fez à SM que justifique esta mudança de não-cumprimento das suas obrigações? Por favor, sejam específicos.
- O problema será difícil de avaliar se SM afirmar que tudo que JYJ fez é um problema.
- Os fãs estão dando muita atenção a este caso e JYJ. A atenção dos fãs é um grande recurso para JYJ. SM não está fazendo fazendo nada a não ser criticar JYJ em uma audiência pública. Isto não beneficiará nenhum dos lados.

SM: Admitimos que SM não foi capaz de explicar em detalhes o não-cumprimento das obrigações de JYJ. A razão pela qual SM precisa do testemunho da AVEX é porqie ele é uma prova de que um contrato de 13 anos é necessário no mercado japonês atual.

Juiz: Kang JungAh e Yoon SungHee serão apontados como testemunhas. JYJ chamará alguma testemunha?

JYJ: Não.


(N.T. p/ inglês: Não sei onde está o (4), não o acho em lugar nenhum. A autora desta review pode tê-lo ocultado ou esqueceu-se de mudar os númerosou pode não ter sido adicionado quando movido do site original)


(5) A objeção formal submetida pela SM ao veredito da ordem judicial de JYJ:

- Depois que o veredito foi dado sobre a ordem judicial, JYJ planejava submeter uma ação requisitando o anulamento de seu contrato com a SM.

- Porém, como JYJ são celebridades, suas atividades vêm antes de suas disputas. Portanto, eles escolheram continuar as atividades na indústria de entretenimento antes de mover a ação.

- Isto foi quando a SM entrou com o processo para verificar a validade contínua do contrato entre SM e JYJ.

- Porque a SM entrou com um processo verificando a validade do contrato antes que JYJ entrasse com o seu processo de anulamento do contrato entre SM e JYJ, nós não movemos uma ação pertinente a este assunto, já que duas ações resultariam em conteúdo repetitivo.

- JYJ requisitou materiais pertinentes às suas atividades da SM. Porém, há documentos que JYJ não recebeu.

- SM afirma que que JYJ não foi buscar os documentos, mas isto não é verdade. SM gerencia todas as suas celebridades junto. Portanto, não há uma seção individual com os documentos sobre TVXQ. SM basicamente nos disse que tudo está em seu escritório, então podemos achar as informações por nós mesmos. Porém, isto é algo que requer um contator para resolver e seria muito custoso. Por isso queremos que SM organize e nos entregue os documentos.

- Fizemos uma investigação para avaliar se os lucros foram divididos corretamente de acordo com os documentos entregues a JYJ pela SM. Há documentos adicionais que requisitamos à SM, porém a data do processo foi mudada e SM submeteu uma objeção formal ao veredito sobre a ordem judicial. Muito embora JYJ e Baek ChangJoo não tenham asisnado um contrato exclusivo, SM começou uma disputa baseada unicamente em sua convicção que tal contrato exclusivo de fato existe entre as duas partes. Devidos a todos estes acontecimentos, que complicou os casos, JYJ não pôde continuar suas invetigações com calma.

- O veredito da ordem judicial anulou este contrato. Porém, a SM continua a alegar que o contrato ainda é válido. Como a SM tem uma grande influência na indústria do entretenimento, JYJ é incapaz de se apresentar ativamente sob um nome independente.

- JYJ lançou seu primeiro álbum, mas mas SM entrou com um processo contra isto. Então eles retiraram o processo.


(6) Pedidos durante a audiência:

JYJ: Pedimos às Cortes que dêem um veredito sobre a validade do contrato o quanto antes, devido à natureza das carreiras de JYJ como celebridades.

- Ainda, SM afirmou que deu mais dinheiro a JYJ do que o contrato especifica. Mas isto não é verdade. Apenas de olhar os documentos que recebemos, isto não é verdade.

- Na verdade, SM pagou a JYJ menos dinheiro do que o que especifica o contrato. SM deve a JYJ mais 22,3 bilhões de Won (aprox. 33.830.000 reais). Investigaremos mais a fundo esta parte e iremos submeter documentos.

Juiz: Isto foi anotado.


(7) Requisito do advogado da SM para JYJ atender à corte

SM: Não encontramos JYJ até agora. Requeisitamos que JYJ façam uma aparição à corte.

Juiz: Você quer que JYJ apareça em corte? Você está dizendo que quer interrogar JYJ?

SM: Não precisam ser os três. Queremos interrogar ao menos um deles. Temos muitas questões para JYJ.

Juiz: E sobre o que vai interrogá-los?

SM:
- A acusação de JYJ que assinaram o contrato em condições extremamente desfavoráveis (desprotegidos).

- A acusação de JYJ que SM os privava de sua liberdade.

- A acusação de JYJ que nunca ouviram coisa alguma sobre o processo da distribuição de lucros.

- A acusação de JYJ que suas condições, quando adentraram o mercado japonês, eram extremamente ruins.

Queremos saber se JYJ é capaz de nos olhar nos olhos e falar sobre essas quatro acusações em corte.

JYJ: Não sabemos se isto é razoável. Porém, se SM deseja a interrogação, podemos tentar convencê-los a aparecer em corte.

Juiz: Este asunto será discutido no departamento de justiça.


O motivo porque o posicionamento de JYJ é curto e conciso:

O assunto principal aqui é o contrato ilegal, mas os advogados da SM apresentaram o problema da companhia de cosméticos para mudar o tópico da controvérsia e prejudicar o julgamento do juiz. O advogado de JYJ concisamente expôs seus pontos, assim o juiz não teve dúvidas ou atacou o que foi afirmado. Os advogados da SM têm tentado arruinar a reputação de JYJ, dizendo isto ou aquilo, e, no fim, acabou interrogado pelo juiz, por isso sua parte é maior ^^ Em um julgamento, a entrega e recebimento de documentos é mais importante. Já que estão deficientes nesta área, SM tentou virar a mesa em seu favor fazendo afirmações provocativas.

Fonte: [The JYJ 싹여사+불법체류's egloos]
Créditos de tradução para inglês: jeeelim5@tohosomnia.net
Divulgação: tohosomnia.net & sharingyoochun

-x-

Finaly! It’s over!
Ahh, foi uma tortura ficar lendo e relendo todas essas sujeiras da SM, mas o quê eu não faço pelo fandom??
Não sei se o tom irônico dos argumentos da SM é devido à posição contra ela que a autora da review assumiu, ou se eles são assim na cara dura mesmo, mesmo diante da corte – só sei que fiquei com muito nojo da agência depois disso >.> E olha que eu não sou do tipo de sair atacando a SM, afinal, se não fosse por ela, DBSK não “existiria”, né?? Fora outras várias outras coisas que não condizem com o momento~

Primeiro, desculpem se o texto ficou repetitivo e tal, é porque, como é uma audiência, tudo tem que ser dito de forma muito clara, e como não estava lá, me restringi ao máximo de adaptar o que disseram e traduzir o mais fielmente que consegui. Lógico que isto nem sempre é possível =/

Segundo... Sei que todos defendemos JYJ aqui, mas não deixem esse sentimento dominar seus julgamentos, OK? JYJ não são totalmente inocentes nisso, tenham esta consciência, mas, claro, não deixando de apoiá-los. Nunca se esqueçam que eles são seres humanos e erram – eles têm este direito.


Tradução: Lily-chan
Divulgação final: LótusTVXQ

FAVOR NÃO RETIRAR SEM CRÉDITOS!
PASSEI TRÊS DIAS TRADUZINDO ISTO COM METICULOSIDADE, SERIA MUITA INGRATIDÃO~

0 comentários:

Postar um comentário