sexta-feira, 23 de setembro de 2011

[TRAD] JaeJoong fala sobre suicídio

Recentemente, sites como Star News, BNT News, Hankyung, TV Report e outros juntaram-se para uma campanha de prevenção ao suicídio chamada "Uma Linda Coreia Vivendo Junta".

A campanha visa encher a sociedade coreana com amor e esperança e reuniu o apoio de super estrelas para falar sobre o assunto, no intuito de trazer mais atenção a ele. JaeJoong, do JYJ, recentemente sentou-se para uma entrevista, discutindo seus pensamentos sobre suicídio.

P: Você já pensou sobre suicídio? (N/T: não ficou claro se a pergunta era se ele já pensou em se suicidar ou se ele simplesmente já parou para pensar no assunto)JJ: Me sinto triste e chateado com as pessoas que tiveram que deixar o mundo deste jeito. Suicídio é algo que machuca tantas pessoas e acho que isso simplesmente não devia acontecer.
P: Você mesmo passou por muitas dificuldades. O que foi mais difícil para você e como superou isso?
JJ: Toda pessoa se sente solitária e passa por coisas difíceis de suportar. Enquanto vivemos, há coisas que, obviamente, parecem que pesam apenas em você. Não é questão do quão bom ou ruim é o ambiente em que você vive, mas mais um tipo de miséria que a pessoa sente enquanto vive. Quanto a isso, eu também senti muita tristeza e solidão, e o modo como superei esses sentimentos foi amando o mundo em que vivo e valorizando meu trabalho, meus membros carinhosos e minha família. Também ganho força dos fãs. Planejo agradecer por cada dia que vivo no futuro também.

P: Como você se sente quando ouve que colegas celebridades cometeram suicídio?
JJ: É simplesmente chocante e uma realidade inacreditável. Fico muito transtornado.

P: Você conhece alguma celebridade que está sofrendo de depressão?
JJ: Não sei. Dizem que depressão não é algo que aparece, já que pessoas deprimidas normalmente estão radiantes por fora e sentem-se deprimidas quando estão sozinhas. Ao invés das pessoas que dizem direto "Estou solitária", acho mais importante cuidar daqueles que estão se esforçando mais que o normal para parecerem positivas. Como o hyung mais velho, acho que mais que tudo, eu devo ser responsável pela saúde psicológica dos meus membros mais que das outras celebridades.

P: Se alguma vez você tivesse um fã pensando em se suicidar, o que você diria?
JJ: Acredito que nossos fãs não pensarão em suicídio, porque sinto que, se eles ouvirem nossas músicas, ficarão tão felizes que sua depressão vai desaparecer. No nosso álbum recentemente lançado, há duas músicas, chamadas "A Boy's Letter (Carta de um Garoto)" e "You're (Você é)". Ambas são músicas escritas para os nossos fãs, então esperamos que eles ouçam-nas quando estiverem deprimidos ou solitários e sintam-se consolados. Estamos juntos dentro de nossa música. Por favor, pensem também nas pessoas preciosas em nossas vidas e seja feliz mesmo com as menores coisas. Com tal pensamento, tenho certeza que você se sentirá mais afeiçoado à sua vida. O céu lindo, a comida deliciosa da sua mãe e as gracinhas do seu bicho de estimação são todas coisas maravilhosas na vida.

P: O que você acha que nossa sociedade precisa para prevenir o suicídio?
JJ: Acho que, conforme nossa sociedade avança, as pessoas se sentem mais sozinhas que nunca. Elas começam a se isolar e têm medo de outros entrando em sua zona. O mundo continua fazendo as pessoas dependerem apenas de si mesmas e promove competição contra os outros, mas as pessoas acham que é isso que é o sucesso, então elas seguem isso enquanto vão perdendo a liberdade e aprofundando a depressão. Espero que mudemos a atmosfera para poder evitar tal sociedade.

P: Você tem algo a dizer para aqueles que estão sofrendo a ponto de pensarem em suicídio?
JJ: Pense em esperança no minuto em que se sentir miserável em sua vida. Adquira o hábito de achar felicidade nas menores coisas da vida. A miséria que você sente agora será uma fundação forte para seu futuro e você se tornará alguém com uma vida inestimável. Também, segure a mão da pessoa ao seu lado. Não ache que você é o único vivendo neste mundo. Não cultive sua tristeza sozinho e peça ajuda à pessoa ao seu lado.

-x-

Que entrevista linda! O JaeJoong sempre surpreende com sua sensibilidade e carinho em relação às pessoas no geral.

Suicídio é algo complicado e muito frequente no oriente todo, onde a pressão sobre os indivíduos é cada vez maior, o desafio de conciliar a tradição e a modernidade e se destacar em uma sociedade tão individualista e competitiva, e ter que superar as expectativas da família como "gratidão" e todo esse tipo de coisa. O Japão, por exemplo, é o país com o maior índice de suicídio infantil do mundo. Muitas crianças e adolescentes simplesmente não aguentam tudo isso e acabam se matando, ou para fugir, ou por depressão ou solidão e tudo isso que o JaeJoong citou.
 
E principalmente este sendo um assunto tão delicado para ele... Lembrando aos esquecidos, em julho do ano passado, um dos melhores amigos dele, o ator Park YongHa, enforcou-se em sua casa, enquanto JYJ estava nos EUA gravando The Beginning. JaeJoong ficou arrasado e, inclusive, escreveu a música "In Heaven" para este amigo.


Fonte: AllKpop + Naver
Tradução: Lily-chan
Divulgação: LótusTVXQ

NÃO RETIRAR SEM CRÉDITOS, POR FAVOR!

2 comentários:

  1. Howdy! I simply want to give an enormous thumbs up for the nice information you’ve gotten here on this post.
    I will probably be coming back to your weblog for extra soon.



    Feel free to surf to my web site seo

    ResponderExcluir