[N.T.: O artigo abaixo é uma tradução literal do artigo retirado do site JYJ3. As compilações e as notas a partir daqui são de autoria deles, assim como o conteúdo do artigo é de autoria do Professor Lee DongYeon, com adaptações para se encaixar melhor a nossa linguagem. Tenham em mente que divulgar esse texto não significa que os membros da Lótus TVXQ estão em concordância absoluta com tudo o que foi postado. Também não estamos de forma alguma direcionar as opiniões de nossos leitores, estamos apenas compartilhando informações. Boa leitura.]
_______________________________________________________________________________
Nota do JYJ3: Essa é a terceira parte de um artigo escrito pelo professor Lee DongYeon, que ensina teoria cultural na Korea National University of Arts (ou Universidade de Artes Nacional da Coreia). Decidimos traduzir esse pedaço devido a sua força de visão e sua relevância para entender como a situação entre JYJ e SM é percebida pelos intelectuais assim como pelo público geral. DNBN, juntamente a outros fansites coreanos, postaram o artigo do professor e acreditamos que é nosso dever compartilhar isso com o fandom internacional. Leiam a Parte 1 e Parte 2 (em inglês) clicando nos links.
Fonte de felicidade e liberdade
Então são JYJ, os exilados do K-pop, felizes? É claro que são, porque a integridade de seu fandom os faz felizes. A fonte de felicidade do JYJ pode aparentemene ser vista como sucesso comercial. Desde sua estréia oficial em 2010 até agora, JYJ têm sido tão bem sucedido quanto foram em seus dias de TVXQ. Até agora, combinando os dois álbuns de estúdio, solos dos membros, álbuns OST, álbums de concertos, etc., pelo menos 1,200,000 álbuns foram vendidos. Eles apareceram em mais de 10 comerciais, sendo também modelos para a Lotte Duty Free. Não apenas publicando photobooks, um ensaio musical e DVDs, os membros também participaram em um filme, musicais e dramas. Eles tiveram 33 concertos e showcases no total (incluíndo o Live Concert in Japan, Worldwide showcases em 2010, World Tour em 2011), mobilizando uma audiência maior que 550,000. Economicamente, eles têm ganhado mais benefícios que como TVXQ no passado, e em comparação aos 2 membros do TVXQ, eles ganharam mais fama.
Mas a verdadeira razão pela qual JYJ podem ser felizes é que eles podem decidir por si mesmos em suas atividades. Não tendo mais que seguir atividades unilaterais sob a decisão da companhia, a recuperação da liberdade é a verdadeira fonte de felicidade do JYJ. Sem uma agência de administração, JYJ fez um contrato de agenciamento com a C-JeS Entertainment, que toma conta de tudo o que eles precisarem em suas atividades. Ao contrario dos dias de TVXQ em que suas atividades eram inteiramente sob a agenda unilateral da SM, eles agora têm todos os direitos sobre suas atividades. Agora que eles criam e produzem sua própria música, eles querem ser chamados de artistas. Quando se apresentam, têm atividades juntos, lançam álbuns ou têm que fazer atividades públicas, eles não precisam mais seguir a aprovação de ninguém, mas em vez disso têm o direito de decidir por eles mesmos. Abrindo mão de seu nome original e interesses investidos, eles têm a liberdade de pensar e agir em retorno. Não é essa a coisa com a qual muitos músicos K-pop sonham?
Nova reunião como TVXQ?
O TVXQ que foi elogiado como o mais perfeito grupo na genealogia dos idol groups coreanos está agora separado em TVXQ e JYJ. Para os fãs, sua separação fatídica quando eles estavam alcançando o pico mais alto foi infeliz e trágica. Teria sido bom se os 5 membros do TVXQ tivesse saído da SM e tivesse tido atividades independentes, como exemplo o Shinhwa. Mas infelizmente, estando emaranhados nesses e em outros interesses pessoais, eles se separaram e romperam.
O antigo fandom do TVXQ ou o atual fandom do JYJ podem sonhar com sua reunião. Isso significaria os 2 membros cancelarem seus contratos exclusivos e se reunirem novamente sob o nome de TVXQ, porque quase não há chance dos 3 membros do JYJ voltarem à SM novamente porque eles perderam o nome TVXQ. Nesse caso, poderiam os 2 membros do TVXQ saírem da SM? E eles poderiam exercer seus direitos como TVXQ e serem ativos novamente?
Talvez isso fosse impossível. Se a prórpia SM não abrir mão da marca TVXQ, é impossível reunir sob o nome TVXQ de uma forma ou de outra. A possibilidade de os 2 membros do TVXQ, Uknow Yunho e Choikang Changmin que já decidiram ficar e continuar com suas atividades sob a SM até agora, sairem e se libertarem da SM, não é assim tão grande. Mesmo se eles pudessem se reunir seria impossível usar o nome TVXQ novamente. Nesse caso, há apenas 2 maneiras restantes para um retorno (ou reunião) da banda. Uma maneira é os dois membros do TVXQ e os 3 do JYJ reconhecerem a realidade da situação [de que JYJ não são membros do TVXQ], mas eu acredito que JYJ ainda são vistos em casos práticos como sendo parte de sua antiga banda. Claro que eles não podem reinvidicar o nome TVXQ, porque este claramente pertence á SM e é exclusivamente usado para as atividades dos dois garotos, contudo existem 3 membros do JYJ que ajudaram a dar a verdadeira autoridade ao nome TVXQ*. Em outras palavras, os membros devem aceitar a realidade de que á uma discrepância entre o nome [TVXQ] e seu conteúdo. Nesse caso, em vez de abrir mão de sua presença original na ‘nação do TVXQ’, is membros devem estar propensos a serem vestidos com a autoridade simbólica do nome pelas fãs e viverem em exílio para sempre. [N.T.: o autor está tentando dizer que os dois lados devem abrir mão do nome TVXQ para poderem permanecer como membros simbólicos do TVXQ nas mentes dos fãs para sempre.]
A segunda maneira tem uma pequena possibilidade, essa seria que os dois membros do TVXQ saíssem da SM e se reunissem ao JYJ. Nesse caso, eles não poderiam usar o nome TVXQ também, mas eles poderiam praticamente obter a nacionalidade de TVXQ, porque toda a população da nação TVXQ teria aplicado para o exílio. O nome não importa. Talvez se tornasse JYJYC ou YCJYJ. Apesar de haverem desentendimentos e aversão no passado, talvez, os fãs sinceramente esperem por esse segundo caso, Isso significa que não poderiam chamar o TVXQ de ‘TVXQ’, mas o nome de um novo exílio, pelo tempo em que eles puderem ficar juntos.
___________
* O professor cometeu um engano aqui; A SM não tem direito de marca sobre 東方神起 ou “Dong Bang Shin Ki”. O Escritório Coreano de Marca e Patente rejeitou o pedido da SM sobre a marca porque “O pedido de marca preenchido pela SM Entertainment é indissociavelmente e intrinsecamente conectado aos famosos membros do grupo de acappella, dança e canto U-know Yunho, Youngwoong Jaejoong, Micky Yoochun, Xiah Junsu e Choikang Changmin e como tal, sob o Artigo Legal de Marcas e Patentes 7.1.6, esse pedido não pode ser aceito. Fim.” Fonte e Tradução para inglês
Créditos: PRESSian + The_Little_Pear of JYJ3 + DoctorJaee of JYJ3 + DNBN
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
[TRAD] Professor de teoria cultural escreve sobre a atual situação entre JYJ e SM, Parte 3
Tradução: Manuh
Divulgação: Lótus TVXQ
Bom, primeiro gostaria de deixar bem claro que sou fan dos cinco não importa sob qual designação eles estejam.
ResponderExcluirLi todas as partes do texto e encontrei pontos bastante esclarecedores para dúvidas que ainda pairam na cabeça de muitos fans. Para mim, o principal foi o esclarecimento do porque a midia coreana boicotar os meninos do JYJ. Eles (da midia) não são simplesmente marionetes da SM, mas sim, parte de um complexo muito maior onde todos lucram. Na primeira parte do texto foi explicado que para exportar o K-Pop, a maiorias das empresas de entretenimento tiveram que se unir e ajudar a SM financeiramente, que como retribuição, uniu a imagem dos seus artistas aos merchandises das empresas. Ou seja, trair uma acordo que gera lucro mútuo, seria um passo comercialmente errado tomado pelas empresas caso elas aceitassem a aparição do JYJ em seus programas.
O segundo ponto que quero destacar é a posição que o autor do artigo toma ao dizer que a Cassiopeia deixou o Yunho e Changmin de lado e passou a apoiar quase que exclusivamente ao JYJ. Bem, eu discordo completamente... Pelo que eu percebo, a maioria do fanclube apoia os cinco membros individualmente, mas que também grande parte dos fans biasados do JYJ resolveram adquirir oficialmente apenas os produtos lançados pelos seus Bias, e também o mesmo pode ser dito dos fãs de Yunho e Changmin. Ou seja, três são mais que dois, logo, o trio vai sempre vender mais que o duo... Porém, isso não significa que eles deixaram de ser fans do duo do DBSK, mas que apenas não compram mais os seus produtos por pura questão econômica.
Por fim, a verdade dura que devemos encarar é que Yunho e Changmin têm grande interesse em continuar com a SM, eles tiveram a oportunidade de sair e não quiseram. São muitos motivos por trás da permanencia deles na empresa, e se eles acham que se sentem melhor por lá, estamos errados em julgá-los com os nossos achismos.
Por outro lado, O JYJ também não quer mais saber de SM e devemos também respeitar as posições dos três, essas que foram muito mais explicadas para os fans.
Sabida a posição dos cinco, devemos acima de tudo nos lembrar do lema que move a Cassiopeia hoje em dia: "Always Keep The Faith". Os meninos do JYJ querem a volta do DBSK como cinco mas fora da SM, enquanto os outros dois querem que eles voltem para a empresa. Isso já é um alívio no meio de tanto desespero. Nesse imparce, pra mim a única solução que consigo exergar no cenário atual para que o grupo volte a existir como cinco,é a de que os membros fossem representados individualmente por cada empresa a qual eles pertencem. Porém, enquanto todo esse processo não acabar, só nos resta continuar esperando e torcendo pela vitória de todos os nossos cinco meninos.
... E comprando produtos daqui e dali, só para completar o comentário acima ^^
ResponderExcluirElias, gostei tanto de seu comentário que ele deveria fazer parte do texto, para ser lido sempre e entrar na discussão.
A única coisa em que discordo, tanto do coment acima quanto da visão do professor, é que só há um ou dois caminhos para a reunião dos 5.
Eu vejo isso não como um caminho em I nem como um caminho em Y, eu vejo como um leque, com várias estradas emaranhadas. Um bom exemplo de que não há só 1 ou 2 opções é que o Elias e o Professor já formaram 3 resoluções e o boato deles se reunirem no Japão sob o selo da Avex forma mais um.Por exemplo, no caso da Avex reunindo-os, eles continuariam na C-JeS e na SM, promovendo por uma terceira empresa em outro país. O fato do professor desconhecer que o nome TVXQ não tem patente também abre algumas outras outras opções.
E quanto a divisão dos fandoms eu acho que pesou mais pro bias de cada um mesmo. Junsu e Yuchun são os que tem mais bias na Coreia, Jaejoong no Japão. Isso leva eles a terem mais fama, mais produtos comprados, mais requisição... mas não indica que as Cassies não amam mais HoMin, que vendem muito bem no Brasil inclusive.
Materia bastante esclarecedora.
ResponderExcluirGostei.
*impasse D:
ResponderExcluir만을,
Realmente bem lembrado essa questão da Avex. Porém, por enquanto não passa de boatos e realmente não sabemos se eles têm essa vontade de apoiar o retorno dos cinco como proposto.
Por enquanto eu prefiro esperar que o processo termine e então ficará explicita verdadeiramente as intenções do cinco e de suas agências. Enquanto isso não ocorre, temos que continuar apoiando os cinco e fazendo o que puder para que não cresça cada vez mais uma separação dentro da Cassiopeia.
Sim Elias, esperar é o que nos resta! xD
ResponderExcluirEsperar e apoiar aos 5! É pra isso que estamos aqui.