Os crescentes problemas controversos dos "contratos escravos" chegaram a tais proporções que até as companhias internacionais estão sentando-se e comentando sobre isso. Depois de observar os casos de JYJxSM e KARAxDSP, muitas agências japonesas têm vocalizado sua confusão em por que términos de contratos estão explodindo de forma tão controversa.
Término de contrato são raramente vistos na indústria musical japonesa. Isto posto, o idolgroup SMAP, que debutou 1991, ainda são muito fortes mesmo depois de 20 anos e um dos grupos mais populares na indústria de ídolos.
Representantes das agências japonesas que o ingrediente-chave da longevidade de um idolgroup são as condições justas e racionais dos contratos assinados. "No caso de TVXQ, o principal problema vem dos 13 anos de contrato, quando no Japão a norma é de um a dois anos de contrato." disse um representante de uma revista associada com as cinco maiores companhias de mídia do Japão.
Em outras palavras, as agências japonesas utilizam um sistema baseado em incentivos pessoais – se um grupo ganha popularidade e gera lucros sólidos durante o período de seu contrato, ele receberá um salário maior no ano seguinte. Outros métodos incluem um programa de pagamento mensal, o que permite a celebridades menos populares pagarem por suas próprias despesas, assim reforçando sua lealdade à companhia.
Uma característica especial sobre as agências japonesas são os relacionamentos humanos compartilhados entre a companhia e seus artistas. Um representante temporário de companhias de gerenciamento de artistas disse, “Não é sobre lidar com celebridades como “ítens”; é gerenciá-los com igual compreensão e relacionamento como seres humanos”.
Houve um caso em 2009, quando o contrato de uma modelo/atriz japonesa impressionou a todos que leram seus detalhes. “Não toleramos a dor física e emocional gerada pelo trabalho”, dizia. “As agendas devem sempre ser ajustadas para melhorar as grandes habilidades de nossas modelos e atrizes”.
O CEO desta pequena agência, Sasaki Masumi, afirmou “Faz parte dos negócios de entretenimento haver dificuldades em gerenciar artistas, já que são nossos ‘produtos’, mas não é simplesmente gerenciar uma celebridade; também foco em ajudá-los a se desenvolverem como atores proporcionando-lhes um conhecimento mais profundo de seu ofício”.
Porém, para não dizer que a indústria musical japonesa não vê artistas deixando suas companhias devido a complicações ou diferenças em opinião. Embora a maioria dos artistas saiam da companhia por não conseguiram tanta popularidade quanto queriam, também há muitos casos onde as celebridades ficam ainda mais famosos por deixar a companhia, como o ex-ídolo e ator Masahiro Motoki (vencedor do Academy Award de 2009 por “Okuribio”). No caso de JYJ, é a primeira vez que um grupo foi bloqueado em programas de música pela força de sua ex-agência poderosa que abandonaram (N.T.: ou foram abandonados por ela, neah ¬¬).
Fonte: Hani via Nate + Allkpop
Divulgação: DBSKnights
Tradução e Adaptação: Lily-chan
Divulgação final: LótusTVXQ
NÃO RETIRAR SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS!

0 comentários:
Postar um comentário