terça-feira, 18 de janeiro de 2011

[TRAD] Discussão de júri: "Como achar um caminho melhor para as maiores estrelas da Ásia"


15 de agosto de 2009, Seoul - O incidente de TVXQ, que surgiu devido à SM Entertainment e seus contratos injustos, está lutando para achar uma solução. Em meio a isto, para prevenir outra situação como esta do TVXQ, o consenso emergente é de que as agências produtoras de larga-escala e bons meio financeiros devem achar uma forma de transcender o modelo de treinamento severo e utilizar a mídia para desenvolver um sistema de gerenciamento de estrelas melhor.

No dia 14 de agosto, na conferência da junta cultural, apresentada por MunHwaYeonDae na Sala de Conferência Francesco, aconteceu um debate sobre "Expôr os problemas o sistema de gerenciamento de artistas e achar uma alternativa através o incidente com TVXQ". Tak HyunMin, professor da Universidade de Hanyang e integrante da mesa de discussão do júri, disse: "Mesmo se SM agitar a bandeira-branca, este problema não acabará" e, para resolver os problemas fundamentais, "temos que tornar possível que as estrelas cresçam sem depender de agências gigantes".

A lógica da SM de "se vocês saírem, não serão mais tão famosos quanto são agora" deve ser quebrada

De acordo com o professor Tak, "mesmo no começo da década de 1990, não havia as grandes agências e os artistas assinavam com as gravadoras onde, feito, a gravadora tinha a posição superior aos direitos do cantor”; também “quem quebrou esta relação desigual foi Seo Taiji”, enfatizou. Embora agora a companhia de entretenimento encabeçada por apenas uma pessoa seja a norma, mesmo antes da década de 1990 era uma visão rara de se ver. Ele disse “Seo Taiji abriu sua própria agência, assim ele não se tornaria refém da gravadora ou da imprensa e sua banda poderia criar músicas que refletissem seu prórpio estilo”, adicionando que “enquanto os interesses pessoais de TVXQ forem tão importantes, pela música popular coreana que tem em seu centro artistas e bandas ídolos similares, gostaria de pedir que TVXQ lidere o caminho em busca de um novo e melhorado sistema da indústria de cultura pop.”, revelando sua posição quanto ao assunto. 

Quando um fã de TVXQ expressou “Não vai ser tão fácil para TVXQ mudar o sistema como você diz.”, o professor respondeu “Se TVXQ realmente tem 800 mil fãs, e estes fãs apóiam totalmente os três membros (JaeJoong, JunSu e YooChun) que submeteram à corte o pedido de invalidação de seus contratos exclusivos, então isso é mais que possível”. A razão pela qual SM conseguiu desfazer-se de HOT dizendo que “se nos deixarem, vocês não serão mais tão famosos quanto antes” é porque ela é confiante nesta ideia, explicou o professor Tak. Isto significa que, se TVXQ mantiver o mesmo nível de sucesso depois de deixar a agência, isso muda totalmente. 

Ele continuou: “Aqueles que tornarão possível para estes homens executar seu papel (de pioneiros da indústria do k-pop) são os consumidores e os fãs de TVXQ, que lhes dão apoio incondicional no mercado” e, “se as 800 mil forstes Cassiopeias e TVXQ fizerem disto realidade, representará uma instância onde nosso sistema e indústria musical inverte-se (via o poder dos fãs)”. O professor adicionou que, o que Cassiopeia precisa incentivar é “não um boicote contra a SM, mas que os outros dois membros também saiam, que não tem problema em sair, porque vocês não precisam de uma companhia de agenciamento gigante para sobreviver no mercado, porque vamos lhes ajudar”

Penalidade de TVXQ pela quebra de contrato é, atualmente, 400 milhões de dólares (N.T.: dados da época da notícia – 15/8/2009


O próximo orador do júri, Lee DongYeon, professor na Escola Coreana de Artes Combinadas, apontou que “as condições do contrato entre TVXQ e SM deixa claro que, caso TVXQ rompa o contrato, eles teriam que pagar o equivalente a 400~800 milhões de dólares (N.T.: o que o contrato diz, exatamente, é que eles devem pagar 3x o que foi investido neles até agora e mais 2x o que eles dariam de lucro à SM até o fim do contrato)”, adicionando que “para um contrato assinado entre TVXQ, um idolgroup de alta-qualidade, e uma companhia de agenciamento top, isto é totalmente desigual”. Depois, ele comentou “Se ela não quer o rompimento de um idolgroup no auge de sua fama, SM também terá que aceitar uma posição mais progressiva e holística” de um modo que incorpore relatórios transparentes de renda, bem como um modelo estável de ‘distribuição de lucros + incentivos” nesta solução. 

O professor Lee também estimulou açõe severas da Cassiopeia. Ele afirmou “primeiro vocês terão que comunicar à SM que acham a posição dos três membros justa e certa, que agora que eles tomaram a direção de sair da SM legalmente, os fãs estão atrás deles e não tolerarão mais que os cinco sejam abusados pela empresa e seus agentes; este é o tipo de ação direta e agressiva que deve partir dos fãs”. Ele também comentou: “acho que as habilidades de dança e vocal de TVXQ são, atualmente, as melhores d Ásia e do mercado de ídolos”, então, “se todos vocês os apóiam, eles não terão problemas em suceder por conta própria”. 

O incidente do TVXQ não deve ser visto como um problema financeiro, mas como um problema de “direitos à saúde” e “direitos humanos” 


Durante a discussão do júri, uma fã de TVXQ, srta Kim EunA, tomou a frente para comunicar a posição dos fãs. Ela disse “nos 68 meses desde o debute de TVXQ, ele voaram em torno do mundo seis vezes” e que que sua agenda anual não incluía nenhum período de descanso maior que duas semanas. “Uma vez, completando sua turnê japonesa, na mesma semana eles foram até Taiwan, onde tiveram que usar um idioma diferente e cantar e dançar músicas de um repertório totalmente diferente. Tal programa inconcebível levou os fãs a dizerem ‘deve ser por isso que tem Deuses/Força Divina em seus nomes’. Ela continuou: “porque isto necessitou da coragem de três membros para começar um processo como este, pedimos que não vejam simplesmente o problema do TVXQ como financeiro, mas um problema de direitos à saúde e direitos humanos”. Ela disse que “se você (SM) não está disposta a melhorar nesta área de contratos escravos, pelo menos deixe os cinco membros saírem e não interfira em suas atividades depois”. Ela então concluiu: “se a SM adicionar novos membros sob o nome TVXQ, este novo grupo será visto pelos fãs como nada mais que uma falsificação”. 

Mesmo se foi delegada autoridade plena, esta autoridade da companhia de agenciamento é limitada


O advogado Park JuMin (da firma de direito Hangyeol) elaborou nos aspectos legais deste incidente: “mesmo se a a agência afirmar que recebeu os direitos de exercer autoridade plena sob a celebridade através da delegação (N.T.: ele está falando sobre o conceito que, ao assinar o contrato, os membros do TVXQ voluntariamente cederam à SM todos os seus direitos), ela ainda é obrigada a pedir a permissão do artista quanto aos seus projetos individuais”. O advogado Park adicionou que “ainda é possível para a agência completar seu papel com seus artistas, mantendo a autoridade” e que “a tendência revelada por este incidente é que, na relação contratual entre a agência e seus artistas, o lado mais fraco é o artista; mas, aceitando isso, é possível canalizar esta autoridade em proteção às celebridades”. 

A mais, “a penalidade que TVXQ teria que pagar no caso da quebra de contrato, em cerca de 400 milhões de dólares, é muito alta” e “tanto quanto a injustiça do contrato é grande, a responsabilidade da SM é muito pequena e progressivamente reduzida”. 

Para constar, os representantes da SM foram convidados diversas meses para participar da mesa, mas acabaram não aparecendo. 


Tradução para inglês: Jimmie@TheJYJFiles 
Divulgação: TheJYJFiles
Tradução: Lily-chan 
Divulgação final: LótusTVXQ

NÃO RETIRAR SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS, POR FAVOR~!

0 comentários:

Postar um comentário