sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

[TRAD] Leste conhece Kanye e detona em NY

N.R.: Notícia de quase um mês atrás, mas ainda assim achei interessante compartilhar com vocês.


15 de novembro de 2010
por Frances Cha



Sem querer ser dramático aqui, mas o primeiro showcase estadunidense do mega-grupo de K-pop JYJ em Nova Iorque, no Hammerstein Ballroom, na noite de sexta-feira, foi provavelmente uma das coisas mais loucas que eu já vi. O concerto estava programado para começar às 20 horas, mas quando cheguei ao New Yorker Hotel às 13 horas para minha entrevista com os artistas, fui recebido pela visão de aproximadamente 4000 fãs espremidos em filas que se extendiam por mais de duas quadras, na 35ª e 8ª (N.T.: os nomes das ruas e avenidas de Manhattam são, em sua maioria, números ordinais ^^' Então são a 35ª rua e a 8ª avenida que a fila se alastrava). Os carros que passavam até reduziam a velocidade para ver o que causava a comoção, enquanto policiais e guardas de segurança tiveram um dia em campo tentando arrebanhar os pedestres atônitos para fora do caminho.


JYJ, um grupo de três integrantes da Coréia do Sul, são mega-estrelas internacionalmente (como evidenciado pelas entradas no Livro do Guinness de Recordes pelo Maior Fã-clube Oficial do Mundo), mas este mês marca seu debut nos EUA. Lançado na Ásia mês passado, seu primeiro álbum em língua inglesa "The Beginning", está planejado para aparecer no iTunes e nos EUA nas próximas semanas. É um grande debut, com Kanye West e Rodney "Darkchild" Jerkins produzindo faixas separadas do álbum, que também conta com a participação de Malik "O Poeta" Yusef e será distribuído globalmente pela Warner Music.

Para o show de sexta-feira, as fãs começaram a formar fila na noite de quinta e passaram a noite na rua, estimuladas pelo sistema de "o lugar é de quem chegar primeiro". Mas o que realmente me deixou abismado foi a larga escala de fãs internacionais; Eu conversei com fãs que literalmente vieram voando da França, México, Brasil, Peru, Japão, Tailândia, Dubai e China para este show em particular.

"Eu voei para Hong Kong para ver o show deles duas semanas atrás e voei de volta a Nova York para esse", disse Shelly Jameson, 28, que é uma estilista residente em Nova York. Whitney, 20, e Bonietta, 22, pegaram um ônibus de Michigan na noite anterior. "Nós começamos ouvindo as musicas deles pela internet e nos tornamos grandes fãs mesmo não compreendendo sobre o que eles estavam cantando. Esse é o motivo por estarmos tão felizes deste álbum ser em inglês." Pierre-Aime, da França, também disse que ele se tornou um fã depois de ter ouvido suas músicas online. Alison Slater, uma artista de 34 anos de Toronto, disse que ela também voaria para os shows de Las Vegas e Los Angeles que estavam programados para os dias 14 e 19 respectivamente.

O concerto arrebentou com comentários hilários dos dois MCs da noite; Julie Chang, da Fox News, e o ator Shane Yoon atiçaram a multidão a um frenesi antes de introduzir Junsu, Jaejoong e Yoochun, que emergiram em elegantes e vistosas roupas pretas a la "Rick Owens encontra Ressureição" e imediatamente lançaram-se em uma performance blockbuster de sua primeira canção da noite. O trio mostrou fortes habilidades de dança e um vocal verdadeiramente impressionante enquanto cantavam 'Empty', uma canção obscura e cativante com uma vibe techno Euro-pop, que foi escrita pelo produtor superstar Rodney Jerkins e carrega a assinatura de Darkchild de dance beats eletrônicos.

A apresentação alternou entre performances, animações no telão e sessões de perguntas e respostas com os MCs. JYJ mostrou alguns movimentos sexies enquanto apresentavam 'Ayyy Girl', uma faixa colaborativa com Kanye West e Malik Yusef, que participaram com camadas sync acústicas e uma retro-batida irregular. O show terminou com a banda apresentando um remix da música de abertura, 'Empty' (e quase causando um terremoto quando os membros motivaram a multidão gritante a pular) enquanto uma labareda branca de confetes explodiu de canhões no palco.

O nível agitado de energia do público preencheu o vazio do Madison Square Garden; Eu pessoalmente testemunhei mais que um infeliz membro da platéia sendo carregado para fora por sofrer uma apreensão durante o show.

Em uma entrevista antes do showcase, os três membros do JYJ conversaram com a VMagazine sobre seu debut nos Estados Unidos.


FC: Como sua experiência em nova York foi tão longe?

JunSu: Nós estivemos nos Estados Unidos por volta de sete ou oito vezes, mas apenas visitamos a Costa Oeste, então essa é a nossa primeira vez em Nova York. Nós tínhamos grandes expectativas e essa cidade é tão bonita quanto esperávamos. É maravilhoso pensar que estaremos nos apresentando na cidade em que apenas vimos em filmes e revistas até agora.


FC: Vocês tiveram tempo de sair e visitar a cidade?

YooCheon: Nós fomos a uma festa em nossa primeira noite.

JunSu: Mas então eu adoeci.

YooCheon: A festa é provavelmente o motivo por termos adoecido. *risos*


FC: Como foi trabalhar com o Kanye?

JunSu: Foi uma emocionante ir com ele ao seu estúdio em LA. Nós todos conversamos muito e foi tão tranquilizador que depois conduziu naturalmente para as sessões de gravação. Trabalhar com ele era maravilhoso porque era muito descontraído.

YooCheon: Nós saímos para comer hamburgueres e foi divertido ver que ele não tira seus óculos em momento algum. *risos*


FC: Quais são alguns dos artistas americanos com quem vocês gostariam de trabalhar no futuro?

JaeJoong: Para mim, J. Holiday. Sua música é muito inspiradora e similar ao tipo de som que eu aspiro em minhas próprias composições.

JunSu: Eu adoraria trabalhar com a Beyoncé. Nós fomos ver o show dela quando ela esteve em Seoul e foi maravilhoso.


FC: Apesar de serem famosos internacionalmente, vocês estão estreando como novos artistas nos Estados Unidos. Como vocês estão se aproximando de seu novo público?
JunSu: Como músicos da Ásia, sabemos que temos uma colina íngrime para escalar no cenário musical americano, mas acho que conseguiremos. Vamos continuar fazendo a música por qual somos apaixonados e esperamos que o público americano venha apreciar nosso som e produção particulares.




(Fotos: Wil Lei)


Fonte: VMagazine
Tradução: Manuh
Divulgação: LótusTVXQ


NÃO RETIRAR SEM OS CRÉDITOS!!

0 comentários:

Postar um comentário